Lisboa menina e moça…minha paixão

Quem bem me conhece sabe que sou uma eterna apaixonada pela cidade que me viu nascer. Lisboa irmã também minha mãe! Como dizia Fernando Pessoa “Lisboa, minha Pátria!”.
Também sonho, claro, com outras grandes cidades… não quero morrer sem ir a Nova Iorque (sim tenho o bichinho dos EUA comigo desde criança), Veneza, Istambul, Atenas, e tantos outros sítios que sonho em visitar.
Mas Lisboa… Lisboa “esta cidade de luz, musa de tantos pintores, (…) De Eça, do Cesário e do Pessoa, é o poema previsto”. Lisboa, a minha casa, a Mãe de poetas, actores, pensadores, revoluções, Revolucionários, a mãe de sonhadores Solitários. Cidade do velho Fado.
A Lisboa de uma infinita peça que intercala epopeias monumentais, Lisboa, “uma identidade própria que inebria o menos sensível dos corações.”
Eterna menina moça, noiva e namorada, Lisboa tem a mágica de uma lembrança de muitos séculos de história, o encanto das descrições literárias de Eça, de Herculano, de Castilho…
“Lisboa casta princesa
Que o manto da realeza
Abres com pejo
No casto beijo.
Lisboa tão linda és
Que tens de rasto aos pés
A magestade
Do Tejo.
Lisboa das Descobertas
De tantas terras desertas
Que deram brado
No seu passado.
De Lisboa tens a coroa
Velha Lisboa da Madragoa
Quantos heróis
Tens criado.
Sete colinas tem teu colo de cetim
Onde as casas são boninas
Espalhadas em jardim.
E no teu seio, certo diz que foi gerado
E cantado pelo povo
Sonhador o nosso fado.”

Alfama, Terreiro do Paço, Graça, Bairro Alto, Baixa Chiado, Castelo…, Cidade das Sete Colinas Lisboa é um cidade imensa.
Sei mais sobre Lisboa do que sei sobre o que quer que seja…..Num monte estratégico debruçado sobre o Tejo, onde hoje se encontra o castelo de S. Jorge foi aí erigido um castro. Foi aqui que a cidade se começou a formar. Este primeiro núcleo habitacional expandiu-se depois pela encosta virada a sul, onde hoje se encontra o Bairro de Alfama. Depois de uma Lisboa Romana e de uma Lisboa Visigótica e Islâmica, veio a Lisboa Cristã depois Lisboa das Descobertas; Lisboa de Luto para Lisboa Renascida; de Triste passa a Lisboa Cosmopolita;

Adoro Fado, adoro o fado sobretudo quando canta a Lisboa, a verdadeira alma lisboeta reside profunda e verdadeiramente no fado! Quem nunca ouviu falar de Amália, a rainha lisboeta do fado? O fado é Lisboa, os antigos e estreitos bairros, as suas pessoas… passado, presente e futuro… Desde os primeiros dias, vozes como as de Maria da Fé, Maria Severa, Carlos do Carmo e Cidália Pereira juntaram-se a novos talentos e a novas formas de expressão trazidas por nomes como Camané, Mariza e Mafalda Arnauth, entre muitos outros.
Adoro teatro de revista portuguesa, “Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a revista”, dizia André Brun.
Adoro quando Lisboa sai à rua para as marchas populares(uma das mais antigas e crescentes tradições da cidade):
“Lá vai Lisboa com a saia cor de mar
Cada bairro é um noivo que com ela vai casar!
Lá vai Lisboa com seu arquinho e balão,
Com cantiguinhas na boca e amor no coração!”

Ah Lisboa….!
A cidade que me corre nas veias.

Queria prolongar-me com o meu fascínio por Lisboa, mas a meio disto percebi que será melhor fazê-lo por vários posts para não concentrar tudo num e ficar do tamanho de um testamento. 🙂
Para terminar aconselho vivamente “Lisboa em Pessoa – guia turístico e literário da capital portuguesa”. É fascinante e será a minha próxima aquisição!
Lisboa és linda….Lisboa és minha


Deixe um comentário